Pedra da Macela

Experiência surpreendente, bela e totalmente inesquecível...

Localizada na Serra da Bocaina, trecho da Serra do Mar, o nome “Macela” origina-se de arbustos silvestres de cor amarelada que florescem entre os meses de março e maio, conhecidos com o nome de “macelas” existentes na encosta da trilha que leva ao topo.
É o ponto de maior elevação da região com cerca de 1.840 metros (6.050 pés) e o pico está no limite entre Cunha e Paraty.
O acesso à base que é o início da trilha se dá através de uma estrada vicinal de terra às margens do Km 65 da Estrada Real (Rodovia SP-171). Chegando à base, são 2,4 Km até o topo em uma caminhada por trilha pavimentada e com acentuada inclinação. É considerada uma trilha “nível 2” tomando cerca de 40 a 50 minutos.
Leve água, boné, calçados confortáveis e protetor solar...
No topo, à leste é possível ver a cidade de Paraty, o mar e o litoral da Costa Verde fluminense, a Ilha Grande e a usina Nuclear de Angra dos Reis. A noroeste observa-se a Serra da Mantiqueira, diversas cidades da região o Pico dos Marins, e outros cumes da Serra da Mantiqueira.
Aos praticantes de voos de parapente e asa delta, os saltos ocorrem a partir de uma rampa natural e o melhor período para o esporte ocorre entre os meses de maio a agosto devido ao fluxo dos ventos predominantes no local.

Coordenadas do local: 23° 08’ 23’’ S 44° 48’ 50’’ W